SAIBA MAIS

1- O que é Azeite de Oliva?
É o produto obtido exclusivamente do fruto das oliveiras extraído por processos físicos.
2- Como são classificados os Azeites?
Extravirgem Virgem Lampante (não comestível)
3- Como se define essa classificação?
Através de parâmetros físico/químicos e parâmetros sensoriais.
4- Quais são os principais parâmetros de um Azeite de Oliva Extravirgem?
Análise Sensorial Índice de Peróxidos Acidez Livre
5- Porque o Azeite de Oliva é a gordura mais indicada para a dieta humana?
Pela composição química dos ácidos graxos, aonde 70 a 80% são provenientes de uma gordura monoinsaturada, ácido oleico, ômega 9 e por seus compostos fenólicos.
6- Posso cozinhar com Azeite de Oliva?
Sim, o azeite de oliva é a gordura indicada para o cozimento dos alimentos, devido a sua maior resistência à temperatura de queima, que mantem a estabilidade dos ácidos graxos no momento da cocção.
7- Quais as melhores condições de armazenamento do Azeite de Oliva?
Em locais protegidos de luminosidade, com temperaturas constantes de 16° C a 18° C, na embalagem original. Importante também manter protegido do oxigênio, e após aberto consumir em até 30 dias.
8- Qual a validade do Azeite de Oliva?
O azeite vai ter sua validade associada à quantidade de polifenóis naturais presentes e a forma de conservação do produto. Em média, os azeites possuem uma validade de 02 anos. Quanto mais cedo se consome o azeite, maiores são as percepções de sabores e aromas.
9- Qual é a classificação sensorial dos Azeites de Oliva?
Frutado Suave Frutado Médio Frutado Intenso
10- Quais são os atributos positivos do Azeite de Oliva?
Frutado: Conjunto de sensações olfativas características do azeite, que depende da variedade, da proveniência das sementes, se as azeitonas utilizadas estavam frescas, maduras ou não maduras. É percebido diretamente e / ou através da parte de trás do nariz. Amargo: Característica do sabor primário do azeite obtido a partir de azeitonas verdes ou que está mudando de cor. É percebido nas papilas circunvaladas na região “V” da língua. Picância: Sensação táctil de “picante” caracterizada pelos azeites produzidos no início da colheita, principalmente a partir de azeitonas ainda não maduras. Pode ser percebida em toda a cavidade bucal, particularmente na garganta.
11- Qual a origem da palavra “Azeite”?
A palavra azeite provem do árabe, da palavra “al-zait”, que significa “suco da azeitona”.
12- Quais são os benefícios do consumo regular de Azeite de Oliva?
Anti-cancerígeno: pode reduzir o risco do câncer de mama e suas recorrências. Enfermidades do coração: ajuda a diminuir o colesterol no sangue que pode levar a enfermidades cardíacas. Estresse oxidativo: o Azeite de Oliva é rico em vitamina E, adequado para reduzir ao mínimo o risco de câncer. Obesidade: ajuda a reduzir os níveis de obesidade. Pressão arterial: ajuda a diminuir a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. Diabetes: uma dieta rica em Azeite de Oliva é a mais efetiva para os diabéticos. Osteoporose: ajuda a absorção de cálcio e assim desempenha um papel importante na prevenção da osteoporose. Artrites: as pessoas com dietas que contém altos níveis de Azeite de Oliva têm menor probabilidade de desenvolver artrite reumatoide.
Azeite Torrinhas